Como deve ser o Laudo Médico para Isenção de Imposto de Renda?

Moléstias que Conferem Direito à Isenção
Antes de tudo, é importante saber quais são as doenças que dão direito à isenção do Imposto de Renda. Entre elas estão:- Acidente em serviço e os percebidos pelos portadores de moléstia profissional
- Tuberculose ativa
- Alienação mental (Alzheimer, Demência, Esquizofrenia, etc.)
- Esclerose múltipla
- Neoplasia maligna (Câncer, inclusive casos de pacientes curados)
- Cegueira (inclusive a visão monocular)
- Hanseníase
- Paralisia irreversível e incapacitante (Paraplegia, Tetraplegia, Amputações, Deficiências físicas reconhecidas pelo DETRAN e para isenção de IPI em veículos, sequelas de Poliomielite e etc.)
- Cardiopatia Grave (Infarto, Ponte de Safena, Ponte de Mamária, Stents, Angioplastia, etc.)
- Doença de Parkinson
- Espondiloartrose anquilosante
- Nefropatia grave
- Hepatopatia grave
- Estados avançados da doença de Paget (osteíte deformante)
- Contaminação por radiação
- AIDS (inclusive portadores do vírus HIV assintomáticos)
- Fibrose cística (mucoviscidose)
Conteúdo do Laudo Médico
O laudo médico para isenção de Imposto de Renda deve conter informações precisas e detalhadas sobre a condição de saúde do paciente. Ele deve fazer referência direta (textual) à moléstia em questão, incluindo o CID da doença e a data do diagnóstico. Além disso, o documento deve ser emitido por um serviço médico particular ou público, preferencialmente pelo médico que acompanha o paciente.Demais Elementos para o Laudo
Além das informações básicas sobre a doença, o laudo médico pode incluir:- Observações detalhadas
- Estudos realizados
- Exames efetuados e registros das conclusões
Assinatura e Carimbo do Médico
Para garantir a autenticidade do laudo médico, é essencial que ele seja assinado e carimbado pelo médico responsável. Essa assinatura é uma forma de validar o documento e garantir sua veracidade perante os órgãos competentes.Como a Isentei pode Ajudar
Na Isentei, estamos aqui para auxiliá-lo em todo o processo de obtenção da isenção do Imposto de Renda por doença grave. Nossos especialistas podem orientá-lo sobre os documentos necessários, auxiliá-lo na elaboração do laudo médico e cuidar de toda a burocracia envolvida na solicitação da isenção.Como obter isenção do imposto de renda?
Por ano, são milhões de casos de neoplasia maligna diagnosticados no Brasil. Essa doença pode mudar totalmente a rotina das pessoas durante o tratamento, deixando o portador impossibilitado de trabalhar ou realizar alguns tipos de atividades.
Por isso, aposentados e pensionistas têm direito ao benefício da lei. Frisando mais uma vez que a isenção do imposto de renda é válida para qualquer tipo de neoplasia, sintomática ou não.
Para pedir a isenção pela via administrativa é preciso ter um laudo médico que ateste a doença, documentos pessoais e comprovante de residência. Esse laudo precisa ser assinado por um especialista do SUS. Em alguns casos, pode ser solicitada uma perícia médica no INSS.
Esse pedido é feito junto à instituição responsável pelo seu benefício, seja aposentadoria ou pensão. Receitas médicas, prontuários, documentos que comprovem internações, tratamentos e cirurgias, também podem ser úteis para facilitar o processo.