A restituição de valores pagos indevidamente a título de Imposto de Renda é um direito importante para aposentados e pensionistas que enfrentam doenças graves. Em algumas situações, essas pessoas podem ter pago o imposto mesmo tendo direito à isenção, devido às suas condições médicas. Neste blogpost, explicaremos como funciona o processo de restituição de valores pagos indevidamente de Imposto de Renda por aposentados e pensionistas com doenças graves, permitindo que esses indivíduos recuperem o dinheiro e se beneficiem plenamente da isenção a que têm direito.  

Conhecendo os Requisitos para Isenção de Imposto de Renda

Antes de abordar a restituição de valores pagos indevidamente, é importante que aposentados e pensionistas compreendam os requisitos para a isenção de Imposto de Renda devido à doença grave. As doenças elegíveis para a isenção estão previstas na lei n. 7.71388 e é necessário apresentar laudos médicos e outros documentos que comprovem a condição. Identificação de Pagamentos Indevidos O primeiro passo para solicitar a restituição é identificar pagamentos de Imposto de Renda que foram realizados indevidamente. Isso pode ocorrer caso o aposentado ou pensionista não tenha solicitado a isenção a que tinha direito ou se houve alguma falha no processamento do pedido. O aposentado ou pensionista poderá receber os retroativos de até 5 (cinco) anos. Comprovação da Isenção Para obter a restituição dos valores pagos indevidamente, o aposentado ou pensionista deve comprovar que preenchia os requisitos para a isenção de Imposto de Renda devido à doença grave. Nesse caso, será necessário apresentar a documentação que evidencie o diagnóstico da doença e o direito à isenção.  

Lista de doenças

De acordo com a Lei n. 7.713/88, Aposentados, Pensionistas, Beneficiários de Previdência Privada, Militares Reformados ou na reserva com as seguintes doenças graves têm direito à Isenção de Imposto de Renda:

AIDS (inclusive portadores do vírus HIV assintomáticos); Acidente em serviço ou moléstia profissional; Alienação mental (Alzheimer, Demência, Esquizofrenia, etc.); Cardiopatia Grave (Infarto, Ponte de Safena, Ponte de Mamária, Stents, Angioplastia, etc.); Cegueira (inclusive a visão monocular); Contaminação por radiação; Doença de Parkinson; Esclerose múltipla; Espondiloartrose anquilosante; Estados avançados da doença de Paget (osteíte deformante); Fibrose cística (mucoviscidose); Hanseníase; Hepatopatia grave; Nefropatia grave; Neoplasia maligna (Câncer, inclusive casos de pacientes curados); Paralisia irreversível e incapacitante (Paraplegia, Tetraplegia, Amputações, Deficiências físicas reconhecidas pelo DETRAN e para isenção de IPI em veículos, sequelas de Poliomielite, etc.); Tuberculose ativa.

Conclusão

A restituição de valores pagos de Imposto de Renda é um direito fundamental para aposentados e pensionistas com doenças graves. Identificar e solicitar a devolução desses valores é uma forma de garantir que essas pessoas se beneficiem plenamente da isenção a que têm direito e possam enfrentar os desafios de impostos pela saúde com maior tranquilidade financeira. Para isso, conte com a Isentei, a plataforma com especialistas em isenção de Imposto de Renda para aposentados e pensionistas com doenças graves. Com a Isentei, você deixa de pagar imposto de Renda sem ter que sair do Conforto de sua casa.

Como obter isenção do imposto de renda?

Por ano, são milhões de casos de neoplasia maligna diagnosticados no Brasil. Essa doença pode mudar totalmente a rotina das pessoas durante o tratamento, deixando o portador impossibilitado de trabalhar ou realizar alguns tipos de atividades.

Por isso, aposentados e pensionistas têm direito ao benefício da lei. Frisando mais uma vez que a isenção do imposto de renda é válida para qualquer tipo de neoplasia, sintomática ou não.

Para pedir a isenção pela via administrativa é preciso ter um laudo médico que ateste a doença, documentos pessoais e comprovante de residência. Esse laudo precisa ser assinado por um especialista do SUS. Em alguns casos, pode ser solicitada uma perícia médica no INSS.

Esse pedido é feito junto à instituição responsável pelo seu benefício, seja aposentadoria ou pensão. Receitas médicas, prontuários, documentos que comprovem internações, tratamentos e cirurgias, também podem ser úteis para facilitar o processo.

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