Aprenda A Lidar Com A Solidão Na Terceira Idade: Dicas Para Se Conectar Com Outras Pessoas

1 - Busque por grupos de interesse Uma maneira eficaz de se conectar com outras pessoas é buscar por grupos de interesse que tenham atividades relacionadas às suas motivadas. Grupos de leitura, atividades físicas, artes, música e outros interesses podem ser ótimas opções para conhecer novas pessoas e criar laços.
2- Voluntarie-se O voluntariado é uma maneira gratificante de se conectar com outras pessoas e contribuir para a sociedade. Existem diversas organizações que buscam por voluntários na terceira idade, oferecendo atividades que podem ser realizadas de acordo com as habilidades e disponibilidade de cada pessoa.
3 - Participe de atividades em grupo Atividades em grupo, como aulas de dança, ginástica, culinária e artesanato, podem ser ótimas maneiras de conhecer novas pessoas e criar laços de amizade. Além disso, essas atividades são recompensadas para a saúde física e mental, ajudando a manter o corpo em movimento e a mente ativa.
4 - Use a tecnologia a seu favor A tecnologia pode ser uma grande aliada para se conectar com outras pessoas na terceira idade. Redes sociais, aplicativos de mensagens e videoconferência podem ajudar a manter contato com amigos e familiares distantes, além de permitir que novas amizades sejam criadas através de grupos online e fóruns de discussão.
5 - Frequente espaços públicos Frequentar espaços públicos, como parques, bibliotecas, museus e centros culturais, pode ser uma maneira de encontrar novas pessoas e estabelecer conexões sociais. Além disso, esses espaços oferecem atividades e eventos que podem ser interessantes para a terceira idade.
Em resumo, lidar com a solidão na terceira idade pode ser um desafio, mas existem diversas maneiras de se conectar com outras pessoas e criar novas amizades. Buscar por grupos de interesse, voluntariar-se, participar de atividades em grupo, usar a tecnologia a seu favor e frequentar espaços públicos são algumas opções eficazes para combater a solidão e melhorar a qualidade de vida na terceira idade.Como obter isenção do imposto de renda?
Por ano, são milhões de casos de neoplasia maligna diagnosticados no Brasil. Essa doença pode mudar totalmente a rotina das pessoas durante o tratamento, deixando o portador impossibilitado de trabalhar ou realizar alguns tipos de atividades.
Por isso, aposentados e pensionistas têm direito ao benefício da lei. Frisando mais uma vez que a isenção do imposto de renda é válida para qualquer tipo de neoplasia, sintomática ou não.
Para pedir a isenção pela via administrativa é preciso ter um laudo médico que ateste a doença, documentos pessoais e comprovante de residência. Esse laudo precisa ser assinado por um especialista do SUS. Em alguns casos, pode ser solicitada uma perícia médica no INSS.
Esse pedido é feito junto à instituição responsável pelo seu benefício, seja aposentadoria ou pensão. Receitas médicas, prontuários, documentos que comprovem internações, tratamentos e cirurgias, também podem ser úteis para facilitar o processo.