No Brasil, a lei 7.713/88 permite que aposentados e pensionistas com cardiopatias graves – doenças graves que acometem o coração – possam solicitar isenção do imposto de renda sobre seus proventos de aposentadoria ou pensão. Para isso, é necessário que o contribuinte apresente um laudo médico que ateste a gravidade da doença. É importante ressaltar que nem todas as cardiopatias são consideradas graves para fins de isenção de imposto de renda, por isso é necessário a comprovação da gravidade por meio de documentação médica. De maneira geral, a isenção de imposto de renda por cardiopatia grave é concedida quando a doença é considerada crônica, incapacitante e impeditiva para a realização de atividades laborais que gerem renda. Alguns exemplos de cardiopatias que podem ser considerados graves para fins de isenção de imposto de renda são:

Insuficiência cardíaca grave; Cardiomiopatia dilatada; Cardiopatia isquêmica grave; Miocardiopatia hipertrófica obstrutiva; Síndrome de Marfan com acometimento cardíaco; Transplante cardíaco; Anomalias congênitas graves do coração.

É importante lembrar que a avaliação da gravidade da cardiopatia é feita caso a caso. Além disso, é preciso lembrar que a isenção é concedida apenas sobre os proventos de aposentadoria ou pensão, não sobre outros rendimentos que o beneficiário possa ter. É importante ressaltar que a isenção de imposto de renda para aposentados e pensionistas com cardiopatia grave não é automática: o contribuinte deve requerer o benefício. Para obter a isenção de imposto de renda por doença grave, é necessário seguir alguns passos:
    1. Obter um laudo médico que comprove a gravidade da doença: o primeiro passo é obter um laudo médico que atesta a gravidade da doença;
    2. Entrar em contato com a Equipe Isentei, especialista em isenção de Imposto de Renda para aposentados e pensionistas com doenças graves.
Conte com a expertise da Isentei Apesar de ser um direito, a isenção de declaração do Imposto de Renda não é concedida aos contribuintes de forma automática, além disso o requerimento é bastante complexo. Por isso, é importante contar com o auxílio de profissionais capacitados. Portanto, caso você seja aposentado, pensionista, beneficiário da previdência privada, militar reformado ou na reserva remunerada e seja portador de pelo menos uma das 18 doenças descritas acima, não perca tempo e entre em contato com a Isentei. Nesse sentido, conheça a Isentei: uma plataforma especializada em auxiliar aposentados e pensionistas a obter a isenção do Imposto de Renda. Para isso, nós contamos com uma equipe de consultores experientes e com uma plataforma on-line, que garante comodidade aos consumidores. Saiba mais sobre a Isentei: acesse nosso site, conheça nossos produtos e serviços, e entre em contato com um de nossos profissionais.

Como obter isenção do imposto de renda?

Por ano, são milhões de casos de neoplasia maligna diagnosticados no Brasil. Essa doença pode mudar totalmente a rotina das pessoas durante o tratamento, deixando o portador impossibilitado de trabalhar ou realizar alguns tipos de atividades.

Por isso, aposentados e pensionistas têm direito ao benefício da lei. Frisando mais uma vez que a isenção do imposto de renda é válida para qualquer tipo de neoplasia, sintomática ou não.

Para pedir a isenção pela via administrativa é preciso ter um laudo médico que ateste a doença, documentos pessoais e comprovante de residência. Esse laudo precisa ser assinado por um especialista do SUS. Em alguns casos, pode ser solicitada uma perícia médica no INSS.

Esse pedido é feito junto à instituição responsável pelo seu benefício, seja aposentadoria ou pensão. Receitas médicas, prontuários, documentos que comprovem internações, tratamentos e cirurgias, também podem ser úteis para facilitar o processo.

Compartilhe esse conteudo