De acordo com o INCA (Instituto nacional do Câncer), cerca de 17.010 mulheres poderão receber o diagnóstico de câncer de colo de útero no Brasil, em 2023, o que daria em média 46 novos casos por dia. Somente no Paraná é esperado que 790 mulheres sejam diagnosticadas. O câncer de colo de útero é o quarto tipo de câncer que mais acomete mulheres, ficando atrás do de pele, mama e intestino. Um dos maiores responsáveis pelo surgimento desse tipo de câncer é a infecção causada pelo papilomavírus humano (HPV). O HPV é um vírus muito comum e tem mais de 110 subtipos, e pelo menos 14 deles oferecem riscos de desenvolvimento do câncer de colo de útero. É importante mencionar que os sintomas do câncer de colo de útero só se manifestam em casos já avançados, e são: dor durante a relação sexual, sangramento nos intervalos menstruais, corrimento intenso, dor pélvica, sangramento nas fezes e menstruação mais longa do que o comum. O tratamento dessa enfermidade depende de sua localização, tamanho, idade e desejo ou não de engravidar da mulher. Quando o câncer está em fase inicial, o tratamento pode ser mais conservador, com o uso de medicamentos, quimioterapia e radioterapia. Aposentadas e pensionistas que sofrem dessa terrível doença têm direito a um benefício que poderá ajudá-las: a Isenção do Imposto de Renda. Essa isenção tributária está prevista na lei n. 7.713/88 e, de acordo com ela, aposentados, pensionistas, beneficiários de previdência privada e militares reformados ou na reserva remunerada com câncer têm direito à isenção de imposto de renda. Esse benefício foi criado justamente para auxiliar as pessoas que sofrem com essa terrível doença a terem mais recursos financeiros para custearem seus medicamentos, tratamentos e melhorarem sua qualidade de vida. Um fato importante é que mesmo os aposentados e pensionistas que estão sem recidivas da doença também têm direito a essa isenção. Ou seja, se você já teve câncer, também terá direito. Além disso, o aposentado ou pensionista também poderá reaver os valores de Imposto de Renda que pagou indevidamente de até 5 (cinco) anos retroativos. Se você é aposentado ou pensionista, tem ou já teve algum tipo de câncer, entre em contato com a Isentei. A Isentei é uma plataforma com especialistas em isenção de Imposto de Renda para aposentados e pensionistas com doenças graves. Todos os dias ajudamos centenas de pessoas a deixarem de pagar esse tributo e a terem mais recursos financeiros para cuidarem de sua saúde. Não perca mais tempo e entre em contato com um de nossos especialistas. Aqui na Isentei você não precisa sair do conforto de sua casa para conseguir sua isenção, e o melhor: Você só nos paga quando ficar isento. É lei. É Isentei.

Como obter isenção do imposto de renda?

Por ano, são milhões de casos de neoplasia maligna diagnosticados no Brasil. Essa doença pode mudar totalmente a rotina das pessoas durante o tratamento, deixando o portador impossibilitado de trabalhar ou realizar alguns tipos de atividades.

Por isso, aposentados e pensionistas têm direito ao benefício da lei. Frisando mais uma vez que a isenção do imposto de renda é válida para qualquer tipo de neoplasia, sintomática ou não.

Para pedir a isenção pela via administrativa é preciso ter um laudo médico que ateste a doença, documentos pessoais e comprovante de residência. Esse laudo precisa ser assinado por um especialista do SUS. Em alguns casos, pode ser solicitada uma perícia médica no INSS.

Esse pedido é feito junto à instituição responsável pelo seu benefício, seja aposentadoria ou pensão. Receitas médicas, prontuários, documentos que comprovem internações, tratamentos e cirurgias, também podem ser úteis para facilitar o processo.

Compartilhe esse conteudo