A Liminar proferida – atendendo um pedido de urgência – concedeu a um aposentado com doença grave no coração a suspensão dos descontos de Imposto de Renda em sua aposentadoria. O aposentado comprovou, por meio de laudos e exames médicos, que é portador de uma cardiopatia grave, doença expressamente prevista na lei n. 7.713/88, que prevê a isenção de Imposto de Renda. Ocorre que, de acordo com a lei n. 7.713/88, aposentados, pensionistas, beneficiários de previdência privada, militares reformados ou na reserva remunerada que sejam portadores de cardiopatia grave têm direito à isenção de Imposto de Renda. Além dessa enfermidade, existem mais 17 doenças graves que dão direito à isenção desse tributo. Vale lembrar que somente por meio de laudos médicos a cardiopatia poderá ser considerada como grave. E foi com base nesse entendimento que a Juíza Abby Ilharco Magalhães, da 1ª Vara Federal de Três Rios da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, proferiu a decisão liminar determinando à UNIÃO a suspensão dos descontos mensais a título de retenção de IR na aposentadoria do autor, a ser comprovada no processo dentro de 20 (vinte) dias, sob pena de multa diária de R$ 50,00, desde já limitada a R$ 3.000,00. Processo  Nº 5002166- 40.2022.4.02.5113/RJ 

Como obter isenção do imposto de renda?

Por ano, são milhões de casos de neoplasia maligna diagnosticados no Brasil. Essa doença pode mudar totalmente a rotina das pessoas durante o tratamento, deixando o portador impossibilitado de trabalhar ou realizar alguns tipos de atividades.

Por isso, aposentados e pensionistas têm direito ao benefício da lei. Frisando mais uma vez que a isenção do imposto de renda é válida para qualquer tipo de neoplasia, sintomática ou não.

Para pedir a isenção pela via administrativa é preciso ter um laudo médico que ateste a doença, documentos pessoais e comprovante de residência. Esse laudo precisa ser assinado por um especialista do SUS. Em alguns casos, pode ser solicitada uma perícia médica no INSS.

Esse pedido é feito junto à instituição responsável pelo seu benefício, seja aposentadoria ou pensão. Receitas médicas, prontuários, documentos que comprovem internações, tratamentos e cirurgias, também podem ser úteis para facilitar o processo.

Compartilhe esse conteudo