Mesmo com o avanço da tecnologia e da medicina, que tornou a vida das pessoas mais fácil e prática, a fragilidade presente no envelhecimento continua existindo, mesmo que de forma mais leve. Em razão dessa fragilidade, alguns cuidados precisam ser tomados pelos idosos que moram sozinhos, para que evitem acidentes, estejam mais seguros e tragam mais tranquilidade para suas famílias. Pensando nisso, preparamos essa postagem com algumas dicas para proporcionar aos idosos que moram sozinhos uma vida mais independente e segura. Primeiramente, é necessário adequar a estrutura da casa, tendo em vista que é o lugar que a maioria dos idosos passa a maior parte do tempo. Para que a casa fique mais segura e cause menos quedas e escorregões, é necessário instalar barras de apoio no banheiro e corrimãos nos locais em que existem degraus. Também é importante a instalação de interruptores e extensão telefônica próximos à cama. Além disso, mantenham as maçanetas e fechaduras das portas funcionando corretamente para evitar que fiquem presos dentro de algum cômodo sem comunicação. É importante dar atenção para a iluminação do imóvel, a fim de evitar quedas em razão da falta de luz em ambientes. É interessante colocar sensores que acendam automaticamente em locais de passagem, tais como corredores, banheiros e cozinha. Atualmente existem equipamentos de monitoramento pessoal para que o idoso consiga pedir socorro em qualquer situação. Isso é possível em razão de botões de emergência instalados em pulseiras ou colares, que podem ser acionados com um simples toque que alertará uma central de monitoramento que funciona 24 horas. A Isentei se preocupa com o bem estar de nossos clientes e leitores, por isso sempre buscamos trazer o melhor conteúdo, para lhes dar as melhores informações! Somos uma empresa especialista em Isenção de Imposto de Renda para aposentados e pensionistas com doenças graves! Para isso, contamos com uma equipe de especialistas com expertise no assunto. E o melhor, você fica livre do Imposto de Renda sem sair do conforto de sua casa!

Como obter isenção do imposto de renda?

Por ano, são milhões de casos de neoplasia maligna diagnosticados no Brasil. Essa doença pode mudar totalmente a rotina das pessoas durante o tratamento, deixando o portador impossibilitado de trabalhar ou realizar alguns tipos de atividades.

Por isso, aposentados e pensionistas têm direito ao benefício da lei. Frisando mais uma vez que a isenção do imposto de renda é válida para qualquer tipo de neoplasia, sintomática ou não.

Para pedir a isenção pela via administrativa é preciso ter um laudo médico que ateste a doença, documentos pessoais e comprovante de residência. Esse laudo precisa ser assinado por um especialista do SUS. Em alguns casos, pode ser solicitada uma perícia médica no INSS.

Esse pedido é feito junto à instituição responsável pelo seu benefício, seja aposentadoria ou pensão. Receitas médicas, prontuários, documentos que comprovem internações, tratamentos e cirurgias, também podem ser úteis para facilitar o processo.

Compartilhe esse conteudo