Neste texto você vai conferir um benefício que pode ser concedido para aposentados e pensionistas com doenças graves. Primeiramente, aposentados e pensionistas com doenças graves têm direito à isenção de Imposto de Renda, além disso poderão requerer o recebimento dos valores retroativos que foram pagos indevidamente, saiba como:  

O que é o Imposto de Renda?

O Imposto de Renda pode ser definido como um tributo anual cobrado pelo Governo Federal. O imposto é cobrado tanto de PFs (Pessoas Físicas) quanto de PJs (Pessoas Jurídicas), ou seja, de empresas.  

O que é a isenção do Imposto de Renda?

Como o próprio nome sugere, a isenção do Imposto de Renda é a dispensa do pagamento do tributo. Portanto, as pessoas que preenchem os requisitos estabelecidos na lei 7.713/88, que é a lei que regulamenta a isenção de Imposto de Renda, podem deixar de pagar esse tributo. Mas atenção: essa isenção não é automática e é válida apenas para o Imposto de Renda retido na fonte, ou seja, após deferido o pedido de isenção, a pessoa deixará de sofrer os descontos de IR em sua aposentadoria ou pensão.  

Quem tem direito à isenção do Imposto de Renda? 

De acordo com a Lei 7.713/88, aposentados, pensionistas, militares reformados ou na reserva e beneficiários da previdência privada que são portadores de doenças graves são isentos da declaração do Imposto de Renda. Contudo, o benefício não é automático e o indivíduo precisa realizar a solicitação da isenção. Além disso, nem todas as doenças graves são consideradas para a isenção. As doenças levadas em conta para a solicitação estão previstas na Lei 7.713/88. Nesse sentido, são consideradas doenças graves:
  • - Tuberculose ativa;
  • - Síndrome de Talidomida;
  • - Paralisia irreversível e incapacitante;
  • - Neoplasia maligna;
  • - Hepatopatia grave;
  • - Nefropatia grave;
  • - Hanseníase;
  • - Fibrose cística;
  • - Espondiloartrose anquilosante;
  • - Esclerose múltipla;
  • - Doença de Parkinson;
  • - Doença de Paget em estágios avançados;
  • - Cardiopatia grave;
  • - Cegueira;
  • - Contaminação por radiação;
  • - Alienação mental;
  • - Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).
 

Quando o indivíduo pode receber os valores de Imposto de Renda retroativos?

De maneira geral, o indivíduo pode os valores retroativos pagos indevidamente quando realizou o pagamento do tributo após ter sido diagnosticado com uma das doenças que dão direito à isenção. É importante salientar que essas pessoas devem ser aposentadas, pensionistas, militares reformados ou beneficiários da previdência privada. Nesse caso, o indivíduo poderá ter direito à restituição com limite de cinco anos do Imposto de Renda. Para que o processo ocorra da forma correta, que tal contar com a expertise da Isentei?!  

Conheça a Isentei

Conforme mencionado acima, o processo de solicitação de isenção do Imposto de Renda é complexo e um tanto burocrático. Nesse sentido, chegou o momento de conhecer a Isentei. A plataforma Isentei tem como principal objetivo auxiliar aposentados e pensionistas portadores de doenças graves, que estão previstas na Lei 7.713/88, a obter o direito de isenção de Imposto de Renda. Para isso, a Isentei conta não somente com profissionais altamente especializados e capacitados, mas também com uma plataforma simples, ágil e segura, no qual os interessados podem fazer suas solicitações sem saírem de suas casas. Com foco total na experiência e na satisfação do cliente, a Isentei garante, além do auxílio a aposentados, pensionistas portadores de doenças graves na solicitação de isenção do Imposto de Renda, a ajuda aos interessados em obter a isenção do Imposto de Renda retroativa, ou seja, aposentados ou pensionistas que realizaram o pagamento do tributo mesmo após terem sido diagnosticadas com uma das doenças previstas na Legislação sobre a isenção do imposto. Não perca mais tempo e tenha seu benefício em mãos: acesse nosso site, conheça os produtos e os serviços da Isentei e entre em contato com um dos nossos profissionais.

Como obter isenção do imposto de renda?

Por ano, são milhões de casos de neoplasia maligna diagnosticados no Brasil. Essa doença pode mudar totalmente a rotina das pessoas durante o tratamento, deixando o portador impossibilitado de trabalhar ou realizar alguns tipos de atividades.

Por isso, aposentados e pensionistas têm direito ao benefício da lei. Frisando mais uma vez que a isenção do imposto de renda é válida para qualquer tipo de neoplasia, sintomática ou não.

Para pedir a isenção pela via administrativa é preciso ter um laudo médico que ateste a doença, documentos pessoais e comprovante de residência. Esse laudo precisa ser assinado por um especialista do SUS. Em alguns casos, pode ser solicitada uma perícia médica no INSS.

Esse pedido é feito junto à instituição responsável pelo seu benefício, seja aposentadoria ou pensão. Receitas médicas, prontuários, documentos que comprovem internações, tratamentos e cirurgias, também podem ser úteis para facilitar o processo.

Compartilhe esse conteudo