Idosos tem necessidades e expectativas, e cabe aos familiares entendê-las. Pensando nisso, preparamos este artigo enfatizando a importância da presença da família na vida do idoso. Acompanhe.   Atualmente, dos 210 milhões de brasileiros, 37,7 milhões têm 60 anos ou mais, ou seja, são pessoas idosas. O número de idosos vem crescendo ao longo dos anos e com isso surge a necessidade de entender melhor as limitações dessas pessoas e para isso é necessário que a família esteja cada vez mais presente. Nesse sentido, é importante salientar que a nossa Constituição Federal prevê que é dever dos filhos maiores ajudarem a ampararem os pais na velhice, carência ou enfermidade. Além disso, quando a família participa da vida do idoso, os vínculos familiares são fortalecidos, os familiares acompanham e entendem as transformações que ocorrem na vida do idoso e pode lhe ajudar com maior facilidade. Algumas síndromes podem aparecer na terceira idade, as mais comuns são:  incapacidade cognitiva; incapacidade comunicativa; instabilidade postural;   imobilidade e insuficiência familiar. Para prevenir alguns problemas que são comuns de aparecerem na terceira idade, existem alguns pilares que o idoso e seus familiares devem manter, confira alguns deles: - Nutrição; - Atividade física; - Sono; - Controle do consumo de substâncias tóxicas; - Manejo do estresse; - Conexões sociais. Essas praticas ajudam tanto na saúde física quanto na mental, e, em razão das fragilidades que a terceira idade enfrenta, necessita de auxílio no desempenho delas. A Isentei se preocupa com o bem estar de nossos clientes e leitores, por isso sempre buscamos trazer o melhor conteúdo, para lhes dar as melhores informações! Somos uma empresa especialista em Isenção de Imposto de Renda para aposentados e pensionistas com doenças graves! Para isso, contamos com uma equipe de especialistas com expertise no assunto.   E o melhor, você fica livre do Imposto de Renda sem sair do conforto de sua casa!

Como obter isenção do imposto de renda?

Por ano, são milhões de casos de neoplasia maligna diagnosticados no Brasil. Essa doença pode mudar totalmente a rotina das pessoas durante o tratamento, deixando o portador impossibilitado de trabalhar ou realizar alguns tipos de atividades.

Por isso, aposentados e pensionistas têm direito ao benefício da lei. Frisando mais uma vez que a isenção do imposto de renda é válida para qualquer tipo de neoplasia, sintomática ou não.

Para pedir a isenção pela via administrativa é preciso ter um laudo médico que ateste a doença, documentos pessoais e comprovante de residência. Esse laudo precisa ser assinado por um especialista do SUS. Em alguns casos, pode ser solicitada uma perícia médica no INSS.

Esse pedido é feito junto à instituição responsável pelo seu benefício, seja aposentadoria ou pensão. Receitas médicas, prontuários, documentos que comprovem internações, tratamentos e cirurgias, também podem ser úteis para facilitar o processo.

Compartilhe esse conteudo