Com o passar dos anos e com o envelhecimento das pessoas, a essência, gostos e hábitos permanecem os mesmos, embora alguns traços característicos mudem, a personalidade permanece a mesma. Portando, se a pessoa sempre foi bem-humorada, sempre gostou de brincadeiras e de piadas, não é necessário se preocupar. Isso traz inúmeros benefícios e deixa a vida mais leve! No entanto, fique alerta com mudanças repentinas, se de uma hora para outra o idoso mudou, perdeu a postura, o filtro, fala coisas jamais esperadas e age de forma desinibida, é hora de prestar atenção. Além disso, caso o idoso apresente uma postura infantilizada, com imaturidade, faz birra e tem uma linguagem defasada, também é necessário ficar atento. Ocorre que alguns desses comportamentos podem ter relação com demências na fase inicial, doenças neurológicas e psiquiátricas, deficiência de vitaminas, dentre outras coisas. É normal que pessoas da família deixem esses comportamentos passarem batido; em alguns casos, acham até engraçados, no entanto necessitam ser levados a sério. Mudanças bruscas de humor e de comportamento, somadas com mudanças na memória, atenção, negligência com cuidados pessoais, dentre outras questões, não devem ser entendidas como naturais. Em alguns casos, o médico faz apenas correções com medicamentos, no entanto, em situações novas, o caso deve ser examinado para encontrar a causa e diagnosticá-la de forma correta e eficaz. Em alguns casos será necessário o acompanhamento com especialistas da saúde mental, como a realização de terapia. Caso essas mudanças não estejam associadas com problemas de saúde, o idoso pode estar em um processo de mudança voluntária, tenha passado por reflexões, esteja mais despreocupado e menos rígido. Para buscar coisas novas, novos conceitos, novas atitudes e conhecimentos não existe idade! É perfeitamente normal. A Isentei se preocupa com o bem estar de nossos clientes e leitores, por isso sempre buscamos trazer o melhor conteúdo, para lhes dar as melhores informações! Somos uma empresa especialista em Isenção de Imposto de Renda para aposentados e pensionistas com doenças graves. Para isso, contamos com uma equipe de especialistas com expertise no assunto!   E o melhor: você fica livre do Imposto de Renda sem sair do conforto de sua casa!  

Como obter isenção do imposto de renda?

Por ano, são milhões de casos de neoplasia maligna diagnosticados no Brasil. Essa doença pode mudar totalmente a rotina das pessoas durante o tratamento, deixando o portador impossibilitado de trabalhar ou realizar alguns tipos de atividades.

Por isso, aposentados e pensionistas têm direito ao benefício da lei. Frisando mais uma vez que a isenção do imposto de renda é válida para qualquer tipo de neoplasia, sintomática ou não.

Para pedir a isenção pela via administrativa é preciso ter um laudo médico que ateste a doença, documentos pessoais e comprovante de residência. Esse laudo precisa ser assinado por um especialista do SUS. Em alguns casos, pode ser solicitada uma perícia médica no INSS.

Esse pedido é feito junto à instituição responsável pelo seu benefício, seja aposentadoria ou pensão. Receitas médicas, prontuários, documentos que comprovem internações, tratamentos e cirurgias, também podem ser úteis para facilitar o processo.

Compartilhe esse conteudo