Receber o diagnóstico de uma doença grave já é uma situação desafiadora por si só, mas muitos indivíduos desconhecem que, nesses casos, podem estar isentos do Imposto de Renda sobre seus rendimentos de aposentadoria, reforma ou pensão. Se você tem dúvidas sobre essa possibilidade ou busca mais informações sobre a isenção do Imposto de Renda relacionada a doenças graves, continue lendo, para entender como esse direito funciona e como você pode solicitá-lo. O que significa a isenção de Imposto de Renda devida a doença grave?

A Lei nº 7.713/88 estabelece esse direito para todas as pessoas que tenham recebido o diagnóstico de uma das doenças previamente listadas na legislação. A isenção do Imposto de Renda (IRPF) é aplicável aos valores recebidos como aposentadoria, reforma ou pensão quando relacionados a doenças graves, doenças profissionais ou resultantes de acidentes de trabalho. Essa isenção é válida a partir da data do diagnóstico da doença ou da data do acidente.

Quais são as doenças que possibilitam a isenção do Imposto de Renda? Conforme estabelecido pela lei, a isenção do Imposto de Renda devida a doença grave se aplica às seguintes condições médicas: - Neoplasia maligna (câncer); - Tuberculose ativa; - Alienação mental; - Doença de Alzheimer; - Esclerose múltipla; - Cardiopatias graves; - Cegueira; - Paralisia irreversível e incapacitante; - Doença de Paget; - Nefropatia grave; - Doença de Parkinson; - Espondiloartrose Anquilosante; - Hanseníase; - Hepatopatia grave; - AIDS; - Contaminação por radiação; - Moléstias profissionais; - Acidente de trabalho.   Quais tipos de rendimentos ficam isentos? A isenção de Imposto de Renda concedida devida a diagnóstico de doença grave abrange exclusivamente os seguintes tipos de rendimentos: aposentadoria, reforma, previdência privada ou pensão. Isso significa que outros rendimentos — como aluguéis, investimentos e salários — não estão sujeitos à isenção. Como solicitar a isenção de Imposto de Renda devida a doença grave? A solicitação de isenção pode ser realizada de duas maneiras distintas: 1) por meio de uma solicitação, na via administrativa ou 2) através da via judicial. Independentemente da opção escolhida, é crucial reunir a documentação necessária e contar com um laudo médico completo. Quais documentos são necessários?

Para solicitar a isenção do Imposto de Renda, é imprescindível comprovar a retenção indevida do imposto sobre sua aposentadoria ou pensão e a existência da doença grave. Portanto, os documentos essenciais são os seguintes:

- Contracheques; - Informe de Rendimentos do Imposto de Renda; - Laudo médico contendo o CID (Código Internacional de Doenças); - Relatórios e exames médicos antigos e atualizados; - Documento de identidade com foto; - Comprovante de residência no nome do solicitante;   O que deve ser incluído no laudo médico? O laudo médico deve conter informações abrangentes sobre a doença, o paciente, o diagnóstico e o tratamento, incluindo: Dados pessoais do paciente; Identificação da doença e do diagnóstico, com especificação do CID (Código Internacional de Doenças), data de diagnóstico; Informações do médico, como nome completo, especialidade médica, local de atuação, assinatura e número de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM); Data de emissão do laudo. Essas são as informações básicas requeridas, mas o médico pode acrescentar outros dados relevantes para comprovar que o paciente realmente enfrenta uma doença grave, conforme exigido pela lei. Como declarar a isenção no Imposto de Renda? A isenção do Imposto de Renda devida a doença grave não elimina a obrigatoriedade de apresentar a Declaração de Imposto de Renda anualmente. Ao fazer a declaração anual, é necessário localizar a seção "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis". Nesse local, você deve inserir o valor de sua aposentadoria, reforma ou pensão e selecionar a opção que se relaciona à isenção do Imposto de Renda devida a doença grave. Como solicitar o reembolso dos valores indevidamente pagos retroativamente? A isenção do Imposto de Renda por doença grave não é aplicada automaticamente, o que pode resultar na tributação indevida do imposto. Portanto, você tem o direito de solicitar o reembolso dos valores pagos indevidamente pelos últimos 5 anos retroativamente. Entretanto, essa solicitação somente pode ser realizada judicialmente. A Isentei representa uma importante fonte de auxílio e orientação para aqueles que buscam compreender e acessar os seus direitos à isenção de Imposto de Renda. Ao oferecer informações claras e detalhadas sobre as condições que permitem essa isenção, os documentos necessários e os processos administrativos e judiciais envolvidos, ela simplifica um procedimento muitas vezes complexo e auxilia indivíduos a aliviar a carga financeira em momentos de grande desafio. Ao proporcionar essas orientações valiosas e ao desmistificar o processo de solicitação de isenção, a Isentei demonstra seu compromisso com o bem-estar das pessoas que enfrentam doenças graves, ajudando-as a obter um alívio financeiro significativo. Portanto, ao buscar os serviços da empresa, você não apenas acessa informações cruciais, mas também encontra um apoio prático em uma jornada que pode fazer toda a diferença em sua qualidade de vida. Em última análise, a Isentei atua como uma aliada fundamental para aqueles que buscam alívio financeiro durante períodos de doença grave, tornando o processo de solicitação de isenção de Imposto de Renda mais acessível e compreensível, com o objetivo de garantir que os direitos dos beneficiários sejam respeitados e aplicados de maneira eficiente.

Como obter isenção do imposto de renda?

Por ano, são milhões de casos de neoplasia maligna diagnosticados no Brasil. Essa doença pode mudar totalmente a rotina das pessoas durante o tratamento, deixando o portador impossibilitado de trabalhar ou realizar alguns tipos de atividades.

Por isso, aposentados e pensionistas têm direito ao benefício da lei. Frisando mais uma vez que a isenção do imposto de renda é válida para qualquer tipo de neoplasia, sintomática ou não.

Para pedir a isenção pela via administrativa é preciso ter um laudo médico que ateste a doença, documentos pessoais e comprovante de residência. Esse laudo precisa ser assinado por um especialista do SUS. Em alguns casos, pode ser solicitada uma perícia médica no INSS.

Esse pedido é feito junto à instituição responsável pelo seu benefício, seja aposentadoria ou pensão. Receitas médicas, prontuários, documentos que comprovem internações, tratamentos e cirurgias, também podem ser úteis para facilitar o processo.

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