A segurança em casa é uma grande preocupação para os idosos. Algumas alterações simples podem prevenir acidentes e tornar o ambiente mais adequado para a terceira idade. Neste blog post, vamos compartilhar cinco maneiras eficazes de tornar sua casa mais amigável para idosos. Remoção de Obstáculos: Identifique e remova qualquer obstáculo que possa representar um risco de queda, como tapetes soltos ou objetos no meio do caminho. Mantenha os cabos dos aparelhos eletrônicos organizados e fora do alcance, evitando tropeços. Iluminação adequada: Garanta que a casa esteja bem iluminada para evitar quedas durante a noite. Instale luzes noturnas nos corredores e banheiros e coloque interruptores de fácil alcance em todos os cômodos. Barras de Apoio e Corrimãos: Coloque barras de apoio no banheiro, próximo ao vaso sanitário e ao chuveiro, para auxiliar na mobilidade. Além disso, instale corrimãos nas escadas para dar mais segurança ao subir e descer. Antiderrapantes: Utilize tapetes antiderrapantes no banheiro e na cozinha, para evitar escorregões. Nas áreas externas, verifique se as superfícies são antiderrapantes, especialmente em dias de chuva. Facilite o Acesso aos Itens Diários: Organize os objetos de uso diário em prateleiras de fácil alcance, evitando a necessidade de subir em escadas ou se curvar. Cuidar da segurança em casa é essencial para os idosos, permitindo que eles mantenham sua independência e se sintam mais confiantes em seu ambiente doméstico. Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença na prevenção de acidentes.

Como obter isenção do imposto de renda?

Por ano, são milhões de casos de neoplasia maligna diagnosticados no Brasil. Essa doença pode mudar totalmente a rotina das pessoas durante o tratamento, deixando o portador impossibilitado de trabalhar ou realizar alguns tipos de atividades.

Por isso, aposentados e pensionistas têm direito ao benefício da lei. Frisando mais uma vez que a isenção do imposto de renda é válida para qualquer tipo de neoplasia, sintomática ou não.

Para pedir a isenção pela via administrativa é preciso ter um laudo médico que ateste a doença, documentos pessoais e comprovante de residência. Esse laudo precisa ser assinado por um especialista do SUS. Em alguns casos, pode ser solicitada uma perícia médica no INSS.

Esse pedido é feito junto à instituição responsável pelo seu benefício, seja aposentadoria ou pensão. Receitas médicas, prontuários, documentos que comprovem internações, tratamentos e cirurgias, também podem ser úteis para facilitar o processo.

Compartilhe esse conteudo