Se você é aposentado ou pensionista e enfrenta uma doença grave, sabemos que sua saúde e bem-estar são suas prioridades. No entanto, não deixe de considerar a importância de saber sobre a Isenção de Imposto de Renda. Esta é uma oportunidade que pode ajudá-lo a aliviar um pouco o estresse financeiro que está enfrentando. A Isenção de Imposto de Renda é um benefício garantido pela lei n. 7.713/88 a aposentados e pensionistas que são portadores de doenças graves. Ela permite que você fique isento de descontos de Imposto de Renda sobre sua renda, desde que esta renda seja proveniente de aposentadoria ou pensão. Confira a lista de doenças graves atualizada prevista na lei n. 7.713/88:

- Acidente em serviço e os percebidos pelos portadores de moléstia profissional; - Tuberculose ativa; - Alienação mental (Alzheimer, Demência, Esquizofrenia, etc.); - Esclerose múltipla; - Neoplasia maligna (Câncer, inclusive casos de pacientes curados); - Cegueira (inclusive a visão monocular); - Hanseníase; - Paralisia irreversível e incapacitante (Paraplegia, Tetraplegia, Amputação, Deficiências físicas reconhecidas pelo DETRAN e para isenção de IPI em veículos, sequelas de Poliomielite e etc.); - Cardiopatia Grave (Infarto, Ponte de Safena, Ponte de Mamária, Stents, Angioplastia, etc.); - Doença de Parkinson; - Espondiloartrose anquilosante; - Nefropatia grave; - Hepatopatia grave; - Estados avançados da doença de Paget (osteíte deformante); - Contaminação por radiação; - AIDS (inclusive portadores do vírus HIV assintomáticos); - Fibrose cística (mucoviscidose).

  Com a Isenção de Imposto de Renda, você terá mais recursos financeiros, e esse dinheiro pode ser usado para ajudá-lo a pagar suas contas médicas, comprar remédios, pagar por tratamentos adicionais ou simplesmente garantir uma vida mais confortável durante sua batalha contra a doença. No entanto, é importante agir com senso de urgência para garantir que você possa aproveitar esse benefício o mais rápido possível. Muitas pessoas não sabem sobre a Isenção de Imposto de Renda e deixam de aproveitar essa oportunidade valiosa. Não perca tempo e se informe hoje mesmo sobre os critérios de elegibilidade e sobre como solicitar a Isenção de Imposto de Renda com a Isentei. Entre em contato com nossa equipe para obter mais informações. Lembre-se, a Isenção de Imposto de Renda pode ser uma ferramenta importante para ajudá-lo a lidar com as despesas financeiras de sua doença, e você ainda poderá receber os valores retroativos que você pagou indevidamente de até 5 anos. Não deixe de aproveitar essa oportunidade valiosa para aliviar o estresse financeiro e garantir uma vida mais confortável e digna enquanto luta contra a doença.

Como obter isenção do imposto de renda?

Por ano, são milhões de casos de neoplasia maligna diagnosticados no Brasil. Essa doença pode mudar totalmente a rotina das pessoas durante o tratamento, deixando o portador impossibilitado de trabalhar ou realizar alguns tipos de atividades.

Por isso, aposentados e pensionistas têm direito ao benefício da lei. Frisando mais uma vez que a isenção do imposto de renda é válida para qualquer tipo de neoplasia, sintomática ou não.

Para pedir a isenção pela via administrativa é preciso ter um laudo médico que ateste a doença, documentos pessoais e comprovante de residência. Esse laudo precisa ser assinado por um especialista do SUS. Em alguns casos, pode ser solicitada uma perícia médica no INSS.

Esse pedido é feito junto à instituição responsável pelo seu benefício, seja aposentadoria ou pensão. Receitas médicas, prontuários, documentos que comprovem internações, tratamentos e cirurgias, também podem ser úteis para facilitar o processo.

Compartilhe esse conteudo