Bem, essa é uma pergunta frequente em nossa plataforma e hoje vamos respondê-la de forma bem detalhada para não deixar dúvidas. Você não pode perder! É certo que existem inúmeras doenças graves que acometem a vida da população. No entanto, não basta que a doença seja considerada grave para que seja possível conseguir a isenção de imposto de renda. Entenda. A lei n. 7.713/88 prevê que aposentados e pensionistas com doenças graves têm direito à isenção de Imposto de Renda, além disso os militares reformados ou na reserva e os beneficiários de previdência privada também têm o mesmo direito. Ocorre que a referida lei também determina quais doenças são consideradas graves para a obtenção desse benefício fiscal. Confira a lista: - AIDS (inclusive portadores do vírus HIV assintomáticos); - Acidente em serviço ou moléstia profissional; - Alienação mental (Alzheimer, Demência, Esquizofrenia, etc.); - Cardiopatia Grave (Infarto, Ponte de Safena, Ponte de Mamária, Stents, Angioplastia, etc.); - Cegueira (inclusive a visão monocular); - Contaminação por radiação; - Doença de Parkinson; - Esclerose múltipla; - Espondiloartrose anquilosante; - Estados avançados da doença de Paget (osteíte deformante); - Fibrose cística (mucoviscidose); - Hanseníase; - Hepatopatia grave; - Nefropatia grave; - Neoplasia maligna (Câncer, inclusive casos de pacientes curados); - Paralisia irreversível e incapacitante (Paraplegia, Tetraplegia, Amputações, Deficiências físicas reconhecidas pelo DETRAN e para isenção de IPI em veículos, sequelas de Poliomielite, etc.); - Tuberculose ativa. Como você pode ver, disponibilizamos uma lista bem completa e atualizada para que você consiga identificar se sua enfermidade se enquadra ou não. A grande questão é que algumas das enfermidades listadas são gêneros que comportam diversas outras doenças. Por exemplo: a Nefropatia grave, que abrange diversas doenças consideradas graves que acometem os rins. No entanto, apenas um laudo médico poderá atestar se a moléstia é grave ou não. Por isso, é importante ter laudos e exames médicos completos para comprovar a existência da enfermidade.  Além disso, é necessário comprovar que é aposentado ou pensionista. Agora que você já sabe a lista de doenças graves que dão direito à isenção desse tributo, conheça a plataforma que poderá lhe ajudar a conquistá-lo. A plataforma Isentei foi criada com a missão de ajudar aposentados e pensionistas com doenças graves a deixarem de pagar imposto de renda. Pensando nisso, a equipe Isentei conta com profissionais altamente capacitados para entenderem o seu caso e lhe ajudarem no que for necessário, para que você consiga conquistar sua isenção. E o melhor de tudo: você não precisa sair de casa para requerer o benefício, nossa plataforma é totalmente on-line e segura. Além disso, você só nos paga quando ficar isento!

Como obter isenção do imposto de renda?

Por ano, são milhões de casos de neoplasia maligna diagnosticados no Brasil. Essa doença pode mudar totalmente a rotina das pessoas durante o tratamento, deixando o portador impossibilitado de trabalhar ou realizar alguns tipos de atividades.

Por isso, aposentados e pensionistas têm direito ao benefício da lei. Frisando mais uma vez que a isenção do imposto de renda é válida para qualquer tipo de neoplasia, sintomática ou não.

Para pedir a isenção pela via administrativa é preciso ter um laudo médico que ateste a doença, documentos pessoais e comprovante de residência. Esse laudo precisa ser assinado por um especialista do SUS. Em alguns casos, pode ser solicitada uma perícia médica no INSS.

Esse pedido é feito junto à instituição responsável pelo seu benefício, seja aposentadoria ou pensão. Receitas médicas, prontuários, documentos que comprovem internações, tratamentos e cirurgias, também podem ser úteis para facilitar o processo.

Compartilhe esse conteudo