Blog

Isenção de IR junho 21, 2022

Os desafios da terceira idade

Além dos processos de envelhecimento, que trazem inúmeras dificuldades ao corpo e a mente dos idosos, tais como dificuldade de locomoção, declínio cognitivo e outras dificuldades, os idosos têm que conviver com inúmeros outros obstáculos e enfrentá-los.

Após passar grande parte da vida cuidando da família, filhos e etc., o maior obstáculo a ser enfrentado na terceira idade é o abandono familiar, uma vez que muitos idosos se sentem descartados no final de suas vidas.

Outro ponto que merece atenção é a violência que muitos idosos sofrem, que na maioria das vezes também é causada por familiares. Sobre esse assunto, o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra Pessoa Idosa (CIAPPI) destacou o aumento no número de denúncias contra idosos em Pernambuco, no ano passado.

De acordo com o Centro, 1.352 foram recebidas, caracterizando um aumento de 65.28%, se comparado ao ano de 2020, que teve 818 queixas registradas.

Além disso, o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – divulgou dados que demonstram que a expectativa de vida no Brasil é de 75,8 anos. Isso nos faz refletir, uma vez que a população idosa avança em quantidade.

Pensando nisso, é necessário se preocupar com a qualidade de vida dessas pessoas.

Em razão das dificuldades enfrentadas, é necessário adaptar ruas, transportes, espaços públicos, fornecer interação social, medicamentos e saúde de qualidade.

Infelizmente, por mais simples que essas medidas pareçam ser, o Brasil ainda está atrasado em relação a elas.

Se aliar o empenho do poder público em dar o suporte necessário e o cuidado da família, essas pessoas conseguirão enfrentar os obstáculos da terceira idade de forma digna, respeitosa e saudável em todos os sentidos.

A Isentei se preocupa com o bem estar de nossos clientes e leitores, por isso sempre buscamos trazer o melhor conteúdo, para lhes dar as melhores informações!

Somos uma empresa especialista em Isenção de Imposto de Renda para aposentados e pensionistas com doenças graves! Para isso, contamos com uma equipe de especialistas com expertise no assunto.

E o melhor, você fica livre do Imposto de Renda sem sair do conforto de sua casa!

 


zoom