Além dos processos de envelhecimento, que trazem inúmeras dificuldades ao corpo e a mente dos idosos, tais como dificuldade de locomoção, declínio cognitivo e outras dificuldades, os idosos têm que conviver com inúmeros outros obstáculos e enfrentá-los. Após passar grande parte da vida cuidando da família, filhos e etc., o maior obstáculo a ser enfrentado na terceira idade é o abandono familiar, uma vez que muitos idosos se sentem descartados no final de suas vidas. Outro ponto que merece atenção é a violência que muitos idosos sofrem, que na maioria das vezes também é causada por familiares. Sobre esse assunto, o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra Pessoa Idosa (CIAPPI) destacou o aumento no número de denúncias contra idosos em Pernambuco, no ano passado. De acordo com o Centro, 1.352 foram recebidas, caracterizando um aumento de 65.28%, se comparado ao ano de 2020, que teve 818 queixas registradas. Além disso, o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – divulgou dados que demonstram que a expectativa de vida no Brasil é de 75,8 anos. Isso nos faz refletir, uma vez que a população idosa avança em quantidade. Pensando nisso, é necessário se preocupar com a qualidade de vida dessas pessoas. Em razão das dificuldades enfrentadas, é necessário adaptar ruas, transportes, espaços públicos, fornecer interação social, medicamentos e saúde de qualidade. Infelizmente, por mais simples que essas medidas pareçam ser, o Brasil ainda está atrasado em relação a elas. Se aliar o empenho do poder público em dar o suporte necessário e o cuidado da família, essas pessoas conseguirão enfrentar os obstáculos da terceira idade de forma digna, respeitosa e saudável em todos os sentidos. A Isentei se preocupa com o bem estar de nossos clientes e leitores, por isso sempre buscamos trazer o melhor conteúdo, para lhes dar as melhores informações! Somos uma empresa especialista em Isenção de Imposto de Renda para aposentados e pensionistas com doenças graves! Para isso, contamos com uma equipe de especialistas com expertise no assunto. E o melhor, você fica livre do Imposto de Renda sem sair do conforto de sua casa!  

Como obter isenção do imposto de renda?

Por ano, são milhões de casos de neoplasia maligna diagnosticados no Brasil. Essa doença pode mudar totalmente a rotina das pessoas durante o tratamento, deixando o portador impossibilitado de trabalhar ou realizar alguns tipos de atividades.

Por isso, aposentados e pensionistas têm direito ao benefício da lei. Frisando mais uma vez que a isenção do imposto de renda é válida para qualquer tipo de neoplasia, sintomática ou não.

Para pedir a isenção pela via administrativa é preciso ter um laudo médico que ateste a doença, documentos pessoais e comprovante de residência. Esse laudo precisa ser assinado por um especialista do SUS. Em alguns casos, pode ser solicitada uma perícia médica no INSS.

Esse pedido é feito junto à instituição responsável pelo seu benefício, seja aposentadoria ou pensão. Receitas médicas, prontuários, documentos que comprovem internações, tratamentos e cirurgias, também podem ser úteis para facilitar o processo.

Compartilhe esse conteudo