Envelhecer é inevitável e um processo contínuo em nossas vidas. Em razão disso, precisamos conhecer quais são os direitos que vamos adquirindo à medida que vamos envelhecendo. Com o passar dos anos, nosso organismo muda, nosso corpo e mente ficam mais frágeis e, em razão disso, é necessário haver implementações coletivas, para que todos possam envelhecer de forma digna e segura. Para isso, foram criados diversos direitos para os idosos, tendo como principal objetivo proteger esses indivíduos, reconhecendo sua importância para a construção de uma sociedade saudável. Em razão de muitos idosos não terem conhecimento de muitos de seus direitos, preparamos esse post para divulgar alguns. Nosso objetivo é que o maior número de idosos conheçam seus direito e usufruam deles! Confira.  

Conheça alguns direitos das pessoas idosas

– Reserva de duas vagas gratuitas no transporte interestadual para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos e desconto de 50% para os idosos que excedam as vagas garantidas; – Reserva de 5% das vagas nos estacionamentos públicos e privados; – Prioridade na tramitação dos processos e procedimentos na execução de atos e diligências judiciais; – Direito a acompanhante em caso de internação ou observação em hospital; – Desconto nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer de pelo menos 50%; –Transporte coletivo público urbano e semiurbano  gratuito, com reserva de 10% dos assentos, os quais deverão ser identificados com placa de reserva; – Direito de requerer o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a partir dos 65 anos de idade, desde que não possua meios para prover sua própria subsistência ou de tê-la provida pela família; – Direito a 25% de acréscimo na aposentadoria por invalidez (casos especiais); – Direito de exigir medidas de proteção sempre que seus direitos estiverem ameaçados ou violados por ação ou omissão da sociedade, do Estado, da família, de seu curador ou de entidades de atendimento; - Direito à isenção de Imposto de renda, se forem aposentados ou pensionistas e tiverem doenças graves. A Isentei se preocupa com o bem estar de nossos clientes e leitores, por isso sempre buscamos trazer o melhor conteúdo, para lhes dar as melhores informações! Somos uma empresa especialista em Isenção de Imposto de Renda para aposentados e pensionistas com doenças graves! Para isso, contamos com uma equipe de especialistas com expertise no assunto.   E o melhor: você fica livre do Imposto de Renda sem sair do conforto de sua casa!

Como obter isenção do imposto de renda?

Por ano, são milhões de casos de neoplasia maligna diagnosticados no Brasil. Essa doença pode mudar totalmente a rotina das pessoas durante o tratamento, deixando o portador impossibilitado de trabalhar ou realizar alguns tipos de atividades.

Por isso, aposentados e pensionistas têm direito ao benefício da lei. Frisando mais uma vez que a isenção do imposto de renda é válida para qualquer tipo de neoplasia, sintomática ou não.

Para pedir a isenção pela via administrativa é preciso ter um laudo médico que ateste a doença, documentos pessoais e comprovante de residência. Esse laudo precisa ser assinado por um especialista do SUS. Em alguns casos, pode ser solicitada uma perícia médica no INSS.

Esse pedido é feito junto à instituição responsável pelo seu benefício, seja aposentadoria ou pensão. Receitas médicas, prontuários, documentos que comprovem internações, tratamentos e cirurgias, também podem ser úteis para facilitar o processo.

Compartilhe esse conteudo