Infelizmente, o câncer está se tornando uma doença comum. Cerca de 83% dos brasileiros já tiveram ou têm algum conhecido, familiar, amigo, vizinho com câncer. O interessante é que esses altos números de pessoas com câncer não são comuns entre os primatas. Um estudo realizado pelo Memorial Sloan Kettering Cancer Center (EUA) e publicado na revista científica Cell Reports, aponta que uma mudança no DNA deixou os seres humanos mais propensos ao desenvolvimento dessa doença devastadora. Para a realização desse estudo, os pesquisadores observaram que a espécie humana sofreu uma mutação no  gene BRCA2, que tem relação com a regeneração do DNA. Em razão dessa mudança, cerca de 20%¨da capacidade de reparação do DNA dos seres humanos diminuiu em comparação com o DNA dos primatas. Ainda não há motivos que apontem a causa dessa alteração no gene, no entanto essa descoberta pode ser muito útil no futuro para métodos de tratamento contra o câncer. Tendo em vista que estudos apontam que 30% a 50% dos casos de câncer podem ser prevenidos, confira a seguir 6 maneiras de prevenir o câncer: 1 – Evite o sobrepeso e a obesidade. Um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de câncer é a gordura corporal em excesso; 2 – Mantenha os exames de rastreamento de câncer em dias. A melhor maneira de detectar um tumor é no início. As chances de cura aumentam drasticamente. 3 – Pratique atividades físicas regularmente. Essa prática, além de controlar o peso, reduz o risco de diversas doenças. Além disso, exercícios físicos são muito importantes para as pessoas que já estão com a doença. 4 – Opte por uma alimentação saudável: coma frutas, vegetais, grãos e proteínas. Evite alimentos gordurosos, processados e frituras. 5 – Evite fumar, essa prática é altamente nociva ao corpo humano e está associada à 80% das mortes relacionadas ao câncer de pulmão. 6 – Evite o consumo de álcool, assim como o cigarro, bebidas alcoólicas também são nocivas e aumentam o risco de câncer.   Se você é aposentado ou pensionista e também é portador de Neoplasia Maligna, entre em contato com a plataforma Isentei! Somos especialistas em Isenção de Imposto de Renda para aposentados e pensionistas, portadores de doenças graves, exatamente nos termos da lei n.7.713/88.

Como obter isenção do imposto de renda?

Por ano, são milhões de casos de neoplasia maligna diagnosticados no Brasil. Essa doença pode mudar totalmente a rotina das pessoas durante o tratamento, deixando o portador impossibilitado de trabalhar ou realizar alguns tipos de atividades.

Por isso, aposentados e pensionistas têm direito ao benefício da lei. Frisando mais uma vez que a isenção do imposto de renda é válida para qualquer tipo de neoplasia, sintomática ou não.

Para pedir a isenção pela via administrativa é preciso ter um laudo médico que ateste a doença, documentos pessoais e comprovante de residência. Esse laudo precisa ser assinado por um especialista do SUS. Em alguns casos, pode ser solicitada uma perícia médica no INSS.

Esse pedido é feito junto à instituição responsável pelo seu benefício, seja aposentadoria ou pensão. Receitas médicas, prontuários, documentos que comprovem internações, tratamentos e cirurgias, também podem ser úteis para facilitar o processo.

Compartilhe esse conteudo