Atualmente, animais domésticos têm sido tratados como membros da família, por serem companheiros e amorosos. Mas o que muitas pessoas não sabem é que ter bichinhos de estimação faz bem para a saúde. Além disso, frequentemente, animais de estimação vêm ajudando idosos na prevenção e combate a doenças. Ocorre que, em alguns casos, os idosos apresentam limitações físicas ou ficam longos períodos sozinhos, e a companhia de um pet oferece diversos benefícios. Cães e gatos favorecem a saúde mental e física e até podem aumentar a expectativa de vida de quem está atravessando a terceira idade. Pensando nisso, confira as vantagens de um idoso ter um animal: BOM HUMOR: Ter um animalzinho de estimação ajuda a melhorar os neurotransmissores responsáveis por regular humor, apetite e sono. Oferecer carinho aos animais diminui os níveis e ansiedade e melhora o bem-estar dos idosos;   PREVENÇÃO DE DOENÇAS: Ter um animal de estimação ajuda a prevenir doenças como a depressão. Ocorre que, ao chegarem à terceira idade, os idosos se sentem sozinhos e, para acabar com essa sensação de solidão e ansiedade, ter um animalzinho pode ser eficaz. Ter um pet em casa ajuda no controle de pressão sanguínea, da frequência cardíaca e da capacidade motora. Além disso, ter cães, gatos, ou outras espécies de animais, auxilia na redução de níveis de colesterol e pressão alta no sangue. Cuidar de um animalzinho faz com que o idoso tenha um trabalho diário, lhe traz distração e relaxamento, evitando o tédio.   DIMINUIÇÃO DO SEDENTARISMO: Ao chegar a terceira idade, é comum que a aposentadoria venha e que o idoso tenha mais tempo ocioso, fazendo com que se torne mais sedentário. Cuidar de um animal faz com que essas pessoas se mexam, alimentem, brinquem e passeiem com seus animaizinhos. Tais práticas fazem com que o idoso fique ativo fisicamente e auxilia a saúde mental.   DIMINUIÇÃO DO ESTRESSE: Passear, cuidar e brincar com um pet ajuda a diminuir o estresse. Ocorre que dar carinho e ter uma relação de amor com o animal eleva os níveis de serotonina e dopamina no organismo, estimulando o relaxamento. Idosos que têm falhas de memória, ou comportamento agressivo, são os mais beneficiados. Cuidar de um pet proporciona baixa no nível de ansiedade e irritação.   A Isentei é uma plataforma que está há anos no mercado, auxiliando aposentados e pensionistas, com doenças graves, a ficarem livres do Imposto de Renda. Nosso principal objetivo é fazer com que aposentados e pensionistas tenham mais recursos financeiros e, com isso, possam ter maior qualidade de vida.   É lei. É Isentei.

Como obter isenção do imposto de renda?

Por ano, são milhões de casos de neoplasia maligna diagnosticados no Brasil. Essa doença pode mudar totalmente a rotina das pessoas durante o tratamento, deixando o portador impossibilitado de trabalhar ou realizar alguns tipos de atividades.

Por isso, aposentados e pensionistas têm direito ao benefício da lei. Frisando mais uma vez que a isenção do imposto de renda é válida para qualquer tipo de neoplasia, sintomática ou não.

Para pedir a isenção pela via administrativa é preciso ter um laudo médico que ateste a doença, documentos pessoais e comprovante de residência. Esse laudo precisa ser assinado por um especialista do SUS. Em alguns casos, pode ser solicitada uma perícia médica no INSS.

Esse pedido é feito junto à instituição responsável pelo seu benefício, seja aposentadoria ou pensão. Receitas médicas, prontuários, documentos que comprovem internações, tratamentos e cirurgias, também podem ser úteis para facilitar o processo.

Compartilhe esse conteudo