Como lidar com a solidão na terceira idade

A OMS estima que, em 2050, a população mundial com 60 anos ou mais chegue a 2 bilhões, em contraponto aos 900 milhões de 2015. Pela primeira vez na história, pessoas em todo o mundo estão vivendo mais.
O envelhecimento não traz consigo apenas mudanças físicas e na rotina. Existem algumas situações que se desenvolvem ao longo dos anos: uma delas é a solidão na terceira idade. Nessa fase, os filhos já cresceram, têm suas vidas, se casaram, constituíram famílias… e os idosos necessitam reorganizar suas vidas para e se adaptar ao novo estilo. Junto com a terceira idade também vem a aposentadoria, que faz com que os idosos se distanciem daquela rotina e do ambiente de trabalho. Nessa fase é comum que o idoso sofra muitas perdas afetivas. Emocionalmente falando, a solidão é algo grave para o idoso, mas não para por aí: A solidão também afeta a saúde física, uma vez que eleva os níveis de estresse e, com isso, o organismo fica mais suscetível a problemas cardíacos, diabetes, demência, depressão e outras doenças. Pensando nisso, a equipe da Isentei preparou algumas dicas para combater a solidão na terceira idade e fortalecer a saúde mental do idoso. Confira: CONVÍVIO SOCIAL: Mantenha-se por perto! Este é um grande aliado para combater a depressão. É comum que, com o passar dos anos, a família se distancie. Entretanto, mantenha sempre contato: laços familiares fortes e saudáveis farão com que o idoso não se sinta sozinho. Além disso, existem programas sociais e redes de apoio! É extremamente saudável o convívio com outros idosos. CULTIVAR HÁBITOS SAUDÁVEIS: Praticar atividades físicas e manter uma alimentação balanceada são hábitos que contribuem para que o idoso tenha uma vida saudável. Fazer exercícios físicos faz bem para os músculos e ossos e dá disposição e ânimo para realizar as demais atividades do dia a dia. Uma dica importante é fazer exercícios em grupo, como caminhar em parques, o que incentiva conhecer e conviver com novas pessoas. TENHA HOBBIES: Para quem não sabe, Hobbie é uma atividade que tem como objetivo o lazer. Confira algumas sugestões: - Participar de trabalhos voluntários; - Adotar um animal de estimação; - Pintura e artesanato; - Tocar algum instrumento. A Isentei é uma plataforma que está há anos no mercado, auxiliando aposentados e pensionistas com doenças graves a ficarem livres do Imposto de Renda. Nosso principal objetivo é fazer com que aposentados e pensionistas tenham mais recursos financeiros e, com isso, possam ter maior qualidade de vida. É lei. É Isentei.Como obter isenção do imposto de renda?
Por ano, são milhões de casos de neoplasia maligna diagnosticados no Brasil. Essa doença pode mudar totalmente a rotina das pessoas durante o tratamento, deixando o portador impossibilitado de trabalhar ou realizar alguns tipos de atividades.
Por isso, aposentados e pensionistas têm direito ao benefício da lei. Frisando mais uma vez que a isenção do imposto de renda é válida para qualquer tipo de neoplasia, sintomática ou não.
Para pedir a isenção pela via administrativa é preciso ter um laudo médico que ateste a doença, documentos pessoais e comprovante de residência. Esse laudo precisa ser assinado por um especialista do SUS. Em alguns casos, pode ser solicitada uma perícia médica no INSS.
Esse pedido é feito junto à instituição responsável pelo seu benefício, seja aposentadoria ou pensão. Receitas médicas, prontuários, documentos que comprovem internações, tratamentos e cirurgias, também podem ser úteis para facilitar o processo.