Todos nós sabemos que praticar exercícios físicos é de extrema importância para a saúde física, uma vez que reduz o risco de desenvolvimento de doenças crônicas e nos faz chegar bem à velhice, com ossos e músculos fortalecidos. Além de exercitar o corpo, não podemos nos esquecer de que o nosso cérebro também precisa se exercitar para exitar perdas cognitivas, que podem prejudicar a atenção, a memória e até a criatividade. Os exercícios para o cérebro reduzem o risco de desenvolver doenças neurológicas – tais como as demências – e isso aumenta a qualidade de vida na velhice. Nos casos de idosos que já sofrem com demências, eles também podem se beneficiar dos exercícios cognitivos, visando compensar perdas de funções, amenizar as dificuldades e se manter funcional, dentro de suas limitações. O ideal é que a mente seja exercitada desde a infância e juventude, uma vez que nessa fase há uma grande capacidade de gerar conexões duradouras no cérebro. Mas isso não significa que adultos e idosos não possam obter melhorias com os exercícios. Atualmente, existem programas para estimular a capacidade de concentração, memória e raciocínio. Existem algumas atividades que estimulam o cérebro por toda a vida, confira algumas: - Ler livros, revistas e gibis; - Aprender um novo idioma; - Andar de costas pela casa por um dia; - Montar quebra-cabeças; - Escrever com a mão não dominante; - Dançar; - Fazer uma refeição de olhos fechados; - Contar de um a 100 de trás para frente; - Atividades manuais como tricô, crochê, pintura e etc.   Com a Pandemia do Coronavírus, os idosos foram grandemente afetados e sofreram muitos impactos em suas mentes, uma vez que a falta de interação social aumenta o risco de transtornos psiquiátricos, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico . A Isentei é uma plataforma que está há anos no mercado, auxiliando aposentados e pensionistas com doenças graves a ficarem livre do Imposto de Renda. Nosso principal objetivo é fazer com que aposentados e pensionistas tenham mais recursos financeiros e com isso possam ter mais qualidade de vida.   É lei. É Isentei.

Como obter isenção do imposto de renda?

Por ano, são milhões de casos de neoplasia maligna diagnosticados no Brasil. Essa doença pode mudar totalmente a rotina das pessoas durante o tratamento, deixando o portador impossibilitado de trabalhar ou realizar alguns tipos de atividades.

Por isso, aposentados e pensionistas têm direito ao benefício da lei. Frisando mais uma vez que a isenção do imposto de renda é válida para qualquer tipo de neoplasia, sintomática ou não.

Para pedir a isenção pela via administrativa é preciso ter um laudo médico que ateste a doença, documentos pessoais e comprovante de residência. Esse laudo precisa ser assinado por um especialista do SUS. Em alguns casos, pode ser solicitada uma perícia médica no INSS.

Esse pedido é feito junto à instituição responsável pelo seu benefício, seja aposentadoria ou pensão. Receitas médicas, prontuários, documentos que comprovem internações, tratamentos e cirurgias, também podem ser úteis para facilitar o processo.

Compartilhe esse conteudo