De acordo com cientistas de Harvard, a dependência e os cuidados que as crianças requerem promoveu a longevidade humana e reforçou a transmissão de cultura ao longo dos anos. Ocorre que, mesmo diante do potencial que as crianças possuem, elas necessitam de cuidados constantes e prolongados. Esses cuidados, muitas vezes, superam a capacidade dos pais. A presença das avós como base da educação pode ser o motivo pelo qual as mulheres podem viver muitos anos após se tornarem inférteis, ao contrário dos animais. A generosidade das avós com suas filhas favoreceu que estas lhe dessem mais netos. No início do século XVII, no Quebec, registros permitiram concluir que as mulheres que moravam nas mesmas paróquias que suas mães tinham mais filhos que as irmãs que moravam longe. No convívio familiar, a presença e a ajuda dos avós é uma das singularidades que definem os serem humanos. Nos grupos em que os avós eram mais presentes, foram responsáveis por criações artísticas, melhoraram as técnicas de caça e etc. Até hoje, a presenças dos avós é importante. São eles que transmitem sua experiência e a cultura da família. São eles que, na maioria das vezes, ajudam os pais a cuidarem dos filhos quando o bebê nasce. Além disso, atualmente, com a crescente presença feminina das mulheres no mercado de trabalho, os avós ficam na retaguarda do cuidado de seus netos. É como diz um ditado antigo: “Avós são pais duas vezes!” Pensando nos avós, que tanto amamos, e pensando em trazer para eles um benefício que poderá aumentar o seu orçamento, a Isentei preparou este artigo. A plataforma Isentei auxilia aposentados e pensionistas com doenças graves a ficarem livres do Imposto de Renda, sem burocracia e sem que tenham que sair do conforto de sua casa, uma vez que contamos com uma plataforma totalmente online. Para descobrir se sua doença grave permite a isenção do Imposto de Renda, clique aqui e preencha o formulário. Um de nossos consultores entrará em contato com você o mais rápido possível.

Como obter isenção do imposto de renda?

Por ano, são milhões de casos de neoplasia maligna diagnosticados no Brasil. Essa doença pode mudar totalmente a rotina das pessoas durante o tratamento, deixando o portador impossibilitado de trabalhar ou realizar alguns tipos de atividades.

Por isso, aposentados e pensionistas têm direito ao benefício da lei. Frisando mais uma vez que a isenção do imposto de renda é válida para qualquer tipo de neoplasia, sintomática ou não.

Para pedir a isenção pela via administrativa é preciso ter um laudo médico que ateste a doença, documentos pessoais e comprovante de residência. Esse laudo precisa ser assinado por um especialista do SUS. Em alguns casos, pode ser solicitada uma perícia médica no INSS.

Esse pedido é feito junto à instituição responsável pelo seu benefício, seja aposentadoria ou pensão. Receitas médicas, prontuários, documentos que comprovem internações, tratamentos e cirurgias, também podem ser úteis para facilitar o processo.

Compartilhe esse conteudo